-
Arquitetos: Taller Hector Barroso; Taller Hector Barroso
- Área: 635 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Yoshihiro Koitani
A Casa Cumbres está localizada dentro de um loteamento em Santa Fé, à oeste da Cidade do México.
O projeto parte de um pátio central que confere aos interiores diversas vistas, luz natural e ventilação cruzada. O vazio serve como elemento principal de desenho. É o resultado in situ das restrições nas vistas, a probreza visual dentro do contexto e da localização desfavorável do lugar.
Ao redor deste pátio contemplativo se desenvolvem as diferentes áreas do programa arquitetônico. A área da sala de estar e jantar está marcada por uma continuidade visual e funcional entre o interior e o exterior para gerar a sensação de penetração do jardim na sala, que se prolonga até o pátio interno. Ao se abrir completamente em duas frentes, se enfatiza o trabalho da luz, as vistas extendidas e a ventilação natural.
A partir da fachada de entrada, a materialidade da casa acentua a composição tripartita reinterpretada de maneira contemporânea. Primeiro, um embasamento rugoso e úmido que está materializando pela madeira de pinus, como um volume leve que carrega um pesado. Acima dele, um volume bruto é composto de pedra natural que reforça o aspecto monolítico e mineral da casa.
Finalmente, num terceiro pavimento, o telhado é utilizado como a quinta fachada, à Le Corbusier, onde um jogo de linhas e leveza se opõem ao volume inferior. Neste último nível, a única cobertura é uma laje flutuante com vigas metálicas protegendo um ambiente com vista de 360 graus sobre as colinas do entorno. Aqui está presente mais uma vez a continuidade entre o interior e o exterior por meio de grandes painéis de vidro deslizantes, que conferem um efeito de leveza da estrutura.